domingo, 12 de maio de 2013

Jesus ensina a orar de joelhos? (Uma contestação à CCB)





Mateus 6: 5, 6

5 – E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

6 – Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

          Estas são palavras do nosso Senhor Jesus em seu Sermão do Monte, onde nos mostra que a oração não deve ser um meio para mostrarmos para as pessoas que somos mais santos do que os outros, e sim, um meio de comunicação entre nós e Deus. Pois os religiosos daquela época, os quais Jesus os chama de hipócritas, estavam usando a oração para mostrar que eram mais justos do que os outros.

E Jesus exemplifica com a parábola do fariseu e do publicano, então vamos analisar o exemplo: 

Lucas 18: 9-14

9 – E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros;

10 – Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

11 – O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.

12 – jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

13 – O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo. Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

14 – Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

            Ora, há quem diga que o fato do fariseu está em pé (v11), demonstrava que ele estava se exaltando, mas o publicano também estava em pé (v13)! No entanto, ele estava se humilhando. Então não podemos julgar ninguém somente pelo o fato de estar orando em pé, pois, na verdade, foram as palavras pronunciadas que revelaram que o fariseu se exaltou e o publicano se humilhou.

            Mas os adeptos da “oração somente de joelhos” (leia-se CCB) afirmam que Jesus ensinou orar de joelhos, na passagem de Mateus! Mas será que Ele ensinou mesmo? Vejamos o texto: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.” (Mt 6:6) você viu a frase “de joelhos” neste texto? Porque eu não vi! Parece que tem pessoas acrescentando palavras nas Sagradas Escrituras, e isto é um perigo muito grande, pois em Apocalipse há uma advertência muito séria quanto a isto, vejamos: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;” (Ap 22:18). É claro que João estava falando do livro “Apocalipse”, mas acreditamos que a advertência serve para toda a Bíblia, já que ela é toda inspirada por Deus!

            Mas no versículo 5 de Mateus, Jesus não disse que os hipócritas se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas? Sim! Só que eles faziam isso para serem visto pelos os homens, ou seja, eles queriam se aparecer, mostrar que eram justos e, por isto, desprezavam as pessoas que não faziam assim! Então, volto a repetir, o que Jesus condenou não foi a posição (em pé), mas a intenção (mostrar que eram justos)!

            Temos a história de Ana, mãe do profeta Samuel, que era estéril e com amargura de alma, orou ao Senhor e pediu-lhe um filho. E a Bíblia revela que ela fez a oração em pé! Vejamos: “Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.” (I Sm 1.9). Há quem diga que Ana se levantou e foi para o templo orar, e lá ela orou de joelhos. Porém, Ana já estava no templo, pois Elcana estava sacrificando ao SENHOR, e do sacrifício ele dava porções a Penina e todos os seus filhos, mas a Ana ele dava porção dobrada. Eles estavam comendo e bebendo, e Ana apenas se levantou! Se a Bíblia faz questão de falar que ela se levantou, não diria também que ela tinha se ajoelhado, caso isso tivesse acontecido?

            O sacerdote Eli confundiu Ana com uma bêbada! Mas dá para confundir uma pessoa que está de joelhos orando com um bêbado? Se ela realmente tivesse de joelhos, Eli saberia que ela estava orando. Mas como ela estava em pé, sozinha, mexendo com os lábios enquanto todos estavam na mesa bebendo, por isso, é de se compreender porque ela foi confundida com uma bêbada. Eli não tinha atentado para o fato de que naquela mesa tinha uma mulher de Deus que não bebia.

            A Bíblia apresenta também o rei Ezequias orando deitado, e Deus ouviu a sua oração (Is 38:2,3). Abraão falava com Deus estando em pé (Gn 18:22). Jonas estava orando a Deus na barriga do peixe e teve a sua oração respondida (Jn 2:1,2). Portando, se Deus ouviu a oração de Abraão, de Ana, de Ezequias, de Jonas e do publicano, sem fazer-lhes nenhuma correção, e em nenhuma parte das Sagradas Escrituras tem a recomendação que devemos orar somente de joelhos, porque acreditar que Deus só ouvirá a minha oração se eu a fizer de joelhos? E, se Deus só ouve se for de joelhos, como posso cumprir o seu mandamento de orar sem cessar? (I Ts 5:17) É impossível ficarmos de joelhos sem cessar!

O próprio Jesus orou em pé na ressurreição de Lázaro:

         Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. (Jo 11:41-43)

          Observe que antes dele dá a ordem para Lázaro sair pra fora, ele orou ao Pai e agradeceu pelo o fato do Pai sempre ouvi-lo. Há quem diga que Ele não orou, só agradeceu. Mas o que é uma oração? Até onde eu sei, orar é falar com Deus, e Jesus estava falando com Deus! Portanto, Ele estava orando.

Jesus na última ceia, sentado à mesa com todos os discípulos (Jo 13. 28), dá-lhes longas instruções e, depois levanta os olhos ao céu e começa a orar (Jo 17). Ora, se o próprio Jesus orava, tanto em pé, como sentado, e nós devemos ser imitadores de Cristo, então nós também podemos orar assim.

          Portanto, se Jesus fosse contar a parábola do fariseu e do publicano nos dias de hoje, ela seria contada assim:

          “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros;

Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, estando de joelhos, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano que ora em pé.

Cumpro toda a sã doutrina, só oro de joelhos e por isso tenho certeza que minha oração é ouvida...

O publicano, porém, estando em pé, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, dizendo. Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Lucas 18:9-14, grifo meu)

 
Portanto, Jesus não manda orar de joelhos! Mas ensina que a oração não pode ser um meio de demonstrarmos que somos mais justos do que as demais pessoas. A Bíblia fala que Daniel orava de joelhos, mas não disse que nós também devíamos orar assim. Não quero que você entenda que sou contra a oração de joelhos (eu oro mais de joelhos do que em qualquer outra posição), estou apenas desfazendo o mito que Deus só ouve a oração se a mesma for feita de joelhos. Na verdade, o que importa não é a posição ou o lugar, mas a intenção da sua oração. E quanto as intenções do seu coração, só Deus e você conhecem. Assim sendo, quem te julgar pelo o fato de você orar em pé, está julgando pela a aparência e não segundo a reta justiça (Jo 7:24).


Erinho Vieira Ferreira é diácono da Assembléia de Deus e milita na área da apologética com especialização na CCB (Igreja do Véu)










Related Posts with Thumbnails