sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Será que os protestantes continuam ainda protestando? (Pregai o Evangelho)




Será que os protestantes ainda continuam protestando?

No mês da Reforma Protestante, gostaria pensar com os irmãos acerca do protestantismo, que teve inicio no século XVI.

Para quem não sabe, ou não lembra, a Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão inaugurado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana (ICAR), propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos até hoje como os Cinco solas.

Dentre tantos pontos destacados nas "95 teses" de Martinho Lutero, gostaria que refletíssemos no atual estado do protestantismo ou melhor os evangélicos.
O Reformador lutou com:


(1) Indulgências que eram vendidas pera remissão de pecados. Mas hoje continua o mesmo senário de vendas de indulgências. Vendem-se tantos objetos( meias, óleos, perfumes,e tantos outros objetos), em nome da fé cristã, que de CRISTÃ não tem nada.

(2) Ele afirmou, também, que o papa não pode perdoar pecados. Mas hoje existe muito pastor, bispo, apóstolo, etc, dando uma de Jesus: "vai e não peques mais" (apenas para os mais próximos) e para os menos íntimos, têm direito a pena(disciplina). Não são todas ovelhas?

(3) Ele afirma ainda que " Erram, portanto, os pregadores de indulgências que afirmam que a pessoa é absolvida de toda pena e salva pelas indulgências do papa".
A expressão de Lutero aqui parece até coisa de nossos dias, a diferença é que Lutero falou para católicos e escrevo este texto para evangélicos.

E para terminar essa breve reflexão quero afirmar que os evangélicos colocaram em suas Bíblias, muitos evangelhos apócrifos, ainda que invisíveis, mas existem em suas mentes e práticas de evangelhos estranhos.

Todos protestantes possuem uma Bíblia que contêm, apenas 66 livros, mas existem alguns, que multiplicam esses números por mil com suas práticas anti-bíblicas.

A pergunta continua, com essas práticas heréticas no seio dos evangélicos, serás que os protestantes ainda continuam protestando?
Related Posts with Thumbnails