À luz de todas as comprovações para o início do Universo espaço-tempo, o Iniciador deve estar fora do Universo espaço-tempo. Quando se sugere que Deus é o Iniciador, os ateus rapidamente fazem a antiga pergunta: "Então quem criou Deus? Se tudo precisa de uma causa, então Deus também precisa de uma causa!".
Como já vimos, a lei da causalidade é o fundamento da ciência. A ciência é a busca pelas causas, e essa busca é baseada em nossas observações coerentes e uniformes de que tudo o que tem um começo teve uma causa. O fato é que a pergunta "Quem criou Deus?" destaca com que seriedade levamos a lei da causalidade. Toma-se como certo que praticamente tudo precisa de uma causa.
Então por que Deus não precisa de uma causa? Porque a posição dos ateus não compreende a lei da causalidade. A lei da causalidade não diz que tudo precisa de uma causa. Ela diz que tudo o que venha a existir precisa de uma causa. Deus não veio a existir, ninguém fez Deus. Ele não é feito. Como ser eterno, Deus não tem um começo e, assim, ele não precisou de uma causa.
"Mas, espere um pouco", vão protestar os ateus. "Se você pode ter um Deus eterno, então eu posso ter um Universo eterno! Além do mais, se o Universo é eterno, então ele não teve uma causa." Sim, é logicamente possível que o Universo seja eterno e que, portanto, não tenha tido uma causa. De fato, só existem duas possibilidades: ou o Universo é eterno, ou alguma coisa fora do Universo é eterna (uma vez que algo inegável existe hoje, então alguma coisa deve ter existido sempre. Só temos duas opções: o Universo ou algo que tenha causado o Universo). O problema para o ateu é que, enquanto é logicamente possível que o Universo seja eterno, isso parece não ser realmente possível. Todas as evidências científicas e filosóficas (segunda lei da termodinâmica, princípio da relatividade de Einstein, radiação do Big-Bang, o universo em expansão, diminuição da radioatividade e o argumento cosmológico kalam) nos dizem que o Universo não pode ser eterno. Assim, descartando uma das duas opções, ficamos apenas com a outra: alguma coisa fora do Universo é eterna.
Ao chegar a esse ponto, existem apenas duas possibilidades para qualquer coisa que exista: 1) ou essa coisa sempre existiu e, portanto, não possui uma causa, ou 2) ela teve um início e foi causada por alguma outra coisa (ela não pode ser sua própria causa, porque teria de ter existido antes para poder causar alguma coisa). De acordo com essa comprovação decisiva, o Universo teve um início, e, portanto, isso deve ter sido causado por alguma outra coisa — algo fora de si mesmo. Note que essa conclusão é compatível com as religiões teístas, mas não está baseada nessas religiões: está baseada em razão e provas.
Então, qual é a Causa Primeira? Alguém pode pensar que você precisa confiar numa Bíblia ou em algum outro tipo de assim chamada revelação religiosa para responder a essa pergunta, mas, outra vez, não precisamos de nenhum livro sagrado para descobrir isso. Albert Einstein estava certo quando disse: "A ciência sem a religião é aleijada; a religião sem a ciência é cega". A religião pode tanto ser informada quanto confirmada pela ciência, como acontece no caso do argumento cosmológico, ou seja, podemos descobrir algumas características da Causa Primeira simplesmente com base na evidência que discutimos neste capítulo. Dessa evidência, sabemos que a Causa Primeira deve ser:
Auto-existente, atemporal, não espacial e imaterial (uma vez que a Causa Primeira criou o tempo, o espaço e a matéria, a Causa Primeira deve obrigatoriamente estar fora do tempo, do espaço e da matéria). Em outras palavras, não tem limites ou é infinita.
·Inimaginavelmente poderosa para criar todo o Universo do nada.
·Supremamente inteligente para planejar o Universo com precisão tão incrível.
·Pessoal, com o objetivo de optar por converter um estado de nulidade em um Universo tempo-espaço-matéria (uma força impessoal não tem capacidade de tomar decisões).
Essas características da Causa Primeira são exatamente as características teístas atribuídas a Deus. Mais uma vez, essas características não são baseadas na religião ou em experiências subjetivas de alguém. Foram tiradas da comprovação científica que acabamos de analisar e nos ajudam a ver uma seção importantíssima da tampa da caixa do quebra-cabeça que chamamos de vida.
----------------------------------------------------------------------------
Extraído do Livro: “Não tenho fé suficiente para ser ateu”, de Norman Geisler e Frank Turek
4 comentários:
A causalidade (mecânica clássica) já foi abolida da ciência. Os argumentos são apenas teológicos e pseudocientíficos. Acho que os religiosos devem se contentar com os Mistérios, que lhe cai muito bem. Deus, ou deuses, foram todos inventados há mais ou menos de dez mil anos pra cá, idade do bronze. Antes disso, por cerca de 1 milhão de anos, no paleolítico, se adorava o fôgo doméstico e se cultuava os mortos. Eu de fato não canso de me admirar das acrobacias que vocês fazem para manter viva as crenças dos judeus em nossos dias. Só não entendo pra quê. Todas as crenças tem suas origens, crescimento e extinção. A extinção das crenças judaicas está em processo de entinção, e nada poderá evitá-lo. É um processo natural.
Saudações em Cristo!, belo texto, muito esclarecedor!. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: Os judeus não receberam a Cristo como o messias, então a salvação foi oferecida a nós, os gentios. Se os judeus tivessem recebido a Cristo, a salvação seria oferecida a nós, os gentios?, Cristo não teria que morrer de qualquer jeito?
Abraços no amor de Cristo.
Pb. João Eduardo Silva - Assembléia de Deus.
Olá amado Presbítero Eduardo, meu xará!
Grato por visitar e comentar em meu humilde blog, quando quiser, é só comentar!
Bem, não sei o que quer dizer com a pergunta pois a mesma nada tem a ver com o artigo. Mas quando à isso, A Palavra de Deus é clara em dizer que o plano de Deus, sempre foi salvar a humanidade, usando assim, os judeus.
Se houvesse obediência ao invés da desobediência ocorrida, Deus iria usar o povo judeu para salvação do s outros povos (vide Gênesis 12:1-3). Israel foi posta como "luz dos gentios" para levar a salvação divina aos confins da terra. (Isaías 42:6. Comp. 49:6 com Atos 13:47)
Apologeta
Postar um comentário