sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Patriarca" Renê Terra Nova ungirá mil novos "apóstolos" (CACP)



Pela internet e com data de 4 de junho de 20 tomamos conhecimento de uma notícia incrível nos meios evangélicos. Passamos a ler: “A ordenação acontecerá no dia 19 de junho no Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos 12 ordenação acontecerá no dia 19 de junho no Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos 12 - Patriarca Renê Terra Nova ungirá mil novos apóstolos. O patriarca Renê Terra ordenará mil novos apóstolos durante o 14º Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos 12 que acontecerá na cidade de Manaus a partir do dia 12 de junho. Em seu site o líder do Ministério Internacional da Restauração (MIR) convoca a todos para participarem desse evento que terá o tema “Conhecendo a Inteligência da Visão”. A ordenação dos novos apóstolos acontecerá no dia 19 de junho. “O dia 19 de Junho ficará na história! 1000 Apóstolos serão ungidos! Fecharemos um ciclo para dar início a um novo tempo… E, para isso, estaremos capacitando os que serão ungidos para o tempo da maturidade que será estabelecido.”



PR. NATANAEL: Como o irmão analisa essa notícia espantosa sobre a unção de um mil apóstolos pelo patriarca Renê?

Vejo nessa atitude dele manifestação de grandeza. Ele chega a declarar, “O dia 19 de Junho ficará na história! 1000 Apóstolos serão ungidos!”. Fazendo uma comparação entre Renê e Jesus, temos que concluir que Renê teve mais sucesso na sua vida do que o próprio Jesus. Jesus depois de certo tempo de ministério escolhe apenas 12 discípulos e os nomeia como apóstolos é o que diz o texto de Mateus 10.1 - E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. 2 - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão 10:3 - Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 4 - Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.” Entretanto, o patriarca Renê anuncia uma unção coletiva de mil apóstolos. Não está Renê Terra Nova, repito, com mais êxito no seu ministério do que Jesus?

E esse título de “patriarca” é próprio para um líder religioso em nossos dias?
De novo me refiro à manifestação de grandeza desse líder, que, diferentemente de todos os líderes evangélicos, chega a se considerar patriarca. Não tenho conhecimento de algum outro que tivesse essa pretensão.

Mas, quando alguém podia ser chamado de patriarca na Bíblia?
O Dicionário Bíblico Universal, publicado pela Editora Vida, diz-nos que “Patriarcas são Príncipes, chefes de família ou de tribos. O termo foi aplicado com um sentido especial no Novo Testamento a Abraão, Isaque, Jacó, aos filhos de Jacó e a Davi. No Antigo Testamento a expressão equivalente é em geral “príncipe da tribo”. Mas o título é, ordinariamente, dado àqueles que viveram antes do tempo de Moisés. Sob o regime patriarcal o pai de família, ou chefe de tribo, tinha autoridade suprema sobre seus filhos e servos. Ele não tinha que dar contas dos seus atos a qualquer superior terrestre, e por isso podia recompensar ou castigar, segundo a sua maneira de ver. Encontra-se isto inteiramente exemplificado nas vidas de Abraão, Isaque e Jacó.” Será que Renê Terra Nova está pensando que, com esses apóstolos todos, tornar-se um tipo de patriarca com os célebres homens de Deus do passado: Abraão, Isaque e Jacó?

Os discípulos de Jesus foram primeiro assim chamados e posteriormente foram tratados como apóstolos. Pergunto: quais as implicações que havia dos discípulos para com o seu Mestre, no caso, Jesus?

O uso no Novo Testamento dessa palavra discípulo implicava numa ligação mais profunda com o mestre do que hoje se dá de um aluno com o seu mestre ou professor. Antigamente, os discípulos não se sentavam só aos pés do mestre, havia um compromisso maior. Mateus 16:24 – “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 - Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” Outros deveres de um discípulo: Lucas 14:26 – “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.27 - E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.28 - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?29 - Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,”

Será que os novos apóstolos do patriarca Renê Terra Nova já foram informados das responsabilidades atinentes ao seu novo cargo?

É muito comum gostarmos dos títulos que nos enobrecem, mas é difícil aceitar os compromissos decorrentes. É melhor chegar até o título de bispo ou pastor como disse Paulo e apontou as qualificações pra o exercício do cargo. I Timóteo 3:1 – “ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 - (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)” 








O pastor Natanael Rinaldi, 80 anos, é sem dúvida um dos maiores apologistas cristãos brasileiros









Related Posts with Thumbnails