quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Leis Moral e Cerimonial: Invenção Adventista! (Igreja Evangélica da Paz)



O grande problema com que se deparam os ASD, quando pretendem a guardar a lei de Deus, é que a lei não implica só em guardar os dez mandamentos. A lei é um todo e abrange os cinco livros de Moisés ou o Pentateuco com 613 mandamentos, como lemos em Gl 3.10, “Todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”. O texto em apreço não afirma que é maldito quem não guardar os dez mandamentos, mas que é maldito quem não guardar tudo o que está escrito no livro da lei. Isso se tornou uma impossibilidade, E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus... (Gl 3.11). Dada a impossibilidade de se guardar todos os 613 mandamentos, a Bíblia declara que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo e que depois que a fé veio já não estamos mais debaixo do aio (ou da lei). Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé. Mas, tendo vindo à fé, já não permanecemos subordinados ao aio.”(Gl 3.23-25).
Repetimos: dada essa impossibilidade de guardarem os 613 mandamentos, contidos no Pentateuco (os cinco livros da Lei), dividiram os ASD a lei de Deus em duas leis: Lei Moral e Lei Cerimonial. Ensinam que uma parte da lei foi abolida na cruz – a Lei Cerimonial. Mas, a outra parte da Lei, a Lei Moral, restrita aos dez mandamentos, essa está em vigor.
Estabelecem as seguintes diferenças entre uma e outra lei: Afirmam que a Lei Cerimonial foi abolida e que a Lei Moral permanece em vigor e obrigatória. A divisão que fazem é a seguinte, conforme consta no livro ESTUDOS BÍBLICOS, p. 340/41

LEI MORAL LEI CERIMONIAL

Foi proferida por Deus Foi ditada por Moisés
Foi escrita pelo dedo Deus em tábuas de pedra Foi escrita por Moisés num livro
Foi colocada dentro da arca Nenhuma coisa aperfeiçoou
Deverá permanecer firme para sempre Foi posta ao lado da arca
Não foi destruída por Cristo Foi cravada na cruz
Devia ser engrandecida por Cristo Foi ab-rogada por Cristo
Foi tirada por Cristo
Essa divisão da lei em duas leis é artificial como o reconhecem os ASD. Dizem eles: “Seria útil classificarmos as leis do Velho testamento em várias categorias: 1. Lei moral; 2. Lei Cerimonial; 3. Lei Civil, 4. Estatutos e Juízos; 5. Leis de saúde. Esta classificação é em parte artificial.” (Lições da Escola Sabatina, Lição n. 2, p. 18, de 8-1-1980) (o grifo é nosso)
Dizem mais os ASD, “Note que ‘A Lei de Moisés’(Atos 15.5 nas Escrituras, refere-se a todas as leis dadas por meio de Moisés - cerimonial, moral e civil.... A Lei de Moisés (Hb 10.28) incluía os dez mandamentos. (Revista da Escola Sabatina, abril-junho 1990, p. 11-CPB)
A expressão “Foi cravada na cruz” é tirada de Cl 2.14-17 e no v. 16 está explícito, e sem contestação, que se incluía nessa lei cravada na cruz o sábado semanal. Com isso os próprios adventistas reconhecem que o sábado semanal foi cravado na cruz.

Ora se a Lei de Moisés refere-se a todas as leis dadas por Moisés incluindo os 10 mandamentos como sustentar biblicamente essa divisão da mesma lei em Lei Moral e Lei Cerimonial como se fossem duas leis distintas?
A expressão Lei de Deus e Lei de Moisés é expressões sinônimas e não se trata de Leis distintas como afirmam os Adventistas do Sétimo Dia. Em Is 33.2 se lê de ‘um só Legislador “e assim tanto os dez mandamentos como os livros de Moisés foram dados por um só Legislador – Deus, por meio de Moisés. É’ de Deus por foi dado por Ele e é de Moisés por foi dada por intermédio de Moisés”.

O EMPREGO DA PALAVRA LEI

1. Basta ler Ne 8.1,3, 8, 14,18 onde a mesma Lei é chamada de Lei de Deus e Lei de Moisés, indistintamente.
(Ne 8.1)” ...e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés.”
(v. 3) “... todo o povo estavam atentos ao livro da lei.”
(v. 8) “E leram no livro, na lei de Deus...”.
(v.14) “E acharam escrito na lei que o SENHOR ordenara, pelo ministério de Moisés

2. Em Gl 3.10 lemos: “Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para fazê-las”. Esse texto é uma citação de Dt 27.26. Lendo esse capítulo a partir do v. 15 vamos encontrar preceitos morais dentro da lei cerimonial assim denominada pelos adventistas
“Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo responderá, e dirá: Amem”.(v. 15)

Pergunta: Seria este um preceito cerimonial por ter sido escrito por Moisés, num livro que foi posto ao lado da arca e não dentro da arca?

3. Lendo Mc 7.10 que declara: “Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe” Esse mandamento está incluído nos dez mandamentos, pois é citado em Ex 20.12.
Pergunta: Um preceito cerimonial considerando que foi Moisés que o disse? mas faz parte da lei moral dos adventistas, pois se trata do 5º mandamento do decálogo;

4. Lendo Jo 7.19 que declara: “Não vos deu Moisés a lei? E nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?” Onde a lei proíbe matar? Encontramos esse mandamento dentro dos dez mandamentos – o sexto mandamento em Ex 20.13.

Pergunta: Como foi Moisés que disse, deveria tratar-se de um preceito cerimonial? Entretanto, está dentro da lei moral dos adventistas.

5. Jesus ensinou em Mt 22.37-39 que os dois maiores mandamentos são: amar a Deus e amar ao próximo.
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”(Mt 22.37) Esse mandamento é encontrado em Dt 6.5, como se lê: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”.
E o segundo, semelhante a este, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22.39) Este mandamento se encontra em. Levíticos 19.18,:” Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo: mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”. Preceitos cerimoniais porque estão registrados no livro da lei escrita por Moisés?
Ambos fazem parte do livro da Lei de Moisés colocado ao lado da Arca. ““ Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti. “(Dt 31.26).

O PENTATEUCO

O Livro da Lei continha os cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco”.
Admitimos que se os Adventistas do Sétimo Dia estivessem certos na sua interpretação estaríamos desobrigados de amar a Deus sobre todas as coisas e de amar o próximo como a nós mesmos. pois esses dois mandamentos estavam dentro da Lei Cerimonial dos adventistas. É bíblica essa divisão? Não! Invenção Adventista sem apoio bíblico.

 Pr. Natanael é um dos maiores apologistas da nossa pátria!
Related Posts with Thumbnails