sábado, 27 de maio de 2023

CUIDADO QUE NINGUÉM VOS ENGANE...



Desde tempos imemoráveis, Satanás, o Diabo, vem tentando destruir a obra de Deus e desviar o homem, obra prima da criação, fazendo-o dar mais primazia as coisas materiais em detrimento das espirituais, o invisível da fé pelo visível dos olhos. Infelizmente, o seu plano vem logrando êxito devido ao entorpecimento do pecado que cega o entendimento do ser humano impedindo-o de compreender a vontade de Deus revelada em sua Santa Palavra. Mesclar a verdade com a mentira, filosofia e raciocínios humanos com A Bendita Palavra de Deus, este é o astuto plano do Inimigo!

Já no começo do livro de Gênesis no capítulo 3 percebemos Satanás influenciando Eva com sua teologia do “ver para crer”, “vossos olhos se abrirão” disse o Diabo,(v.5).

No livro do Êxodo Deus se revelou a Moisés como o grande “Eu Sou” (3:14). É o Deus Invisível, transcendente que exigia fé e obediência do seu povo, pois: “... ouvistes o som de palavras, mas não vistes forma alguma; tão-somente ouvistes uma voz.” Deuteronômio 4:12 e no verso quinze a advertência é reforçada ainda mais:

“Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher”

Portanto, Israel não poderia representá-lo em hipótese alguma para que não se corrompessem fabricando: “alguma escultura, semelhança de imagem...” (v.16) a sentença segue até o verso 40.

Pois bem, quando Moisés subiu ao monte para receber as tábuas dos Dez Mandamentos das mãos de Javé, o povo se sentiu só, sem líder, sem seu Deus, esta foi a ocasião oportuna para Satanás agir, influenciando-os com sua falsa teologia. Outrora o povo tão acostumado a ver no Egito tantos deuses em forma material/visível, tentaram então fundir e conciliar as duas formas de religião: a do Deus único pessoal e invisível com as representações do paganismo egípcio. (Ver ainda Êxodo 32:1).

O povo precisava mais do que nunca de alguma segurança, fosse ela espiritual ou psicológica. Acostumados a ver para crer, sempre sendo guiados pelas vistas através de sinais, relâmpagos, colunas de fogo etc... Deparam-se agora com seu primeiro teste de confiança e fé.

Mas infelizmente não conseguiram agradar a Deus (Hebreus 11:6)!  Tão costumeiro era para eles andarem pelas vistas que resolveram suprir essa necessidade materializando o seu Deus em uma imagem. Note, porém, que eles não queriam outro Deus, mas o mesmo “Eu Sou” que se revelou a Moisés. Arão afirma isso quando diz: “São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.” Uma melhor tradução seria “ Este é o teu deus ”(O Novo Comentário da Bíblia pág. 149. Edições Vida Nova).

Eles queriam Javé perto deles, à vista. Se todos os outros povos tinham seu deus para ver, por que só Israel não poderia também ver seu Deus? Pensamentos estes que possivelmente norteavam suas mentes o tempo todo enquanto Moisés esteve no monte.

Isso, quem sabe, daria segurança e ajudaria na adoração!

Quando Moisés desceu do Monte, com as tábuas da lei em suas mãos, contendo a proibição divina de não fazer, prostrar ou adorar imagens, o povo já havia há muito tempo sucumbido à quebra do segundo mandamento. Para eles mais importante do que crer nas palavras de Deus era ver a imagem desse Deus. “Na verdade, os israelitas queriam reconhecer que Deus, através de uma imagem, ia adiante deles, guiando-os pelo caminho.” (Institutas livro I capítulo 11)

A conseqüência desse culto profano foi a quase extinção do povo de Israel, não fosse a intercessão imediata de Moisés.

Através dos séculos Satanás usa a mesma estratégia, ou seja, levar o povo a prestar um falso culto ao Deus verdadeiro, ainda que na mente dos adoradores pareça ser um culto sincero, privando-lhes assim da experiência de crer no Deus invisível.

No Novo Testamento até mesmo um dos discípulos do Mestre foi influenciado pela teologia de Satanás. Tomé, governado pelos sentidos precisa ver antes de crer: “... Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos...de maneira nenhuma o crerei” (João 20:25), entretanto Jesus repreendeu-o dizendo: “...Não sejas incrédulo mas crente” (v.27) e a seguir deu uma instrução que serve para todos os seus seguidores que desejam servi-LO “...Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.”

O verdadeiro adorador de Deus tem que adorá-LO de acordo com suas normas e preceitos como Ele mesmo afirmou, “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24)

Portanto o fazer uma imagem de Deus como já vimos, pelos poucos exemplos citados acima, afronta diretamente o princípio divino de adoração.

Desmascarando a Idolatria - O que todo católico precisa saber; Paulo Cristiano, vice-presidente do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP) 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails