quarta-feira, 8 de maio de 2019

O valor da inerrância da Bíblia

Resultado de imagem para inerrância


Por toda a história da igreja, tem ficado claríssimo e bem entendido que a Bíblia, como Deus no-la concedeu, está livre de erro. À exceção dos grupos heréticos que romperam com a igreja, presumia-se que as Escrituras eram dotadas de total autoridade e dignas de confiança em tudo quanto afirmavam ser factual, quer se tratasse de teologia, quer de história, quer de ciência. Nos dias da  Reforma protestante, assim afirmou Lutero: "Quando as Escrituras falam, Deus fala". Até mesmo seus oponentes católicos romanos tinham essa convicção, embora tendessem a colocar a tradição eclesiástica quase no mesmo nível de autoridade da Bíblia. Desde os dias dos primeiros gnósticos, com quem Paulo contendeu, até o advento do deísmo, no século XVIII, não se manifestavam dúvidas com respeito à inerrância das Escrituras. Até mesmo unitaristas como Socíno e Miguel de Serveto baseavam sua posição na infalibilidade das Escrituras.
O advento do racionalismo e do movimento deísta, no século XVIII, conduziu à modificação drástica da posição de inerrância atribuída à Bíblia. Logo se demarcaram as linhas de separação, com nitidez, entre os deístas e os defensores ortodoxos da fé cristã histórica. Crescente aversão ao sobrenatural dominou a liderança intelectual do mundo protestante durante o século XIX, e esse espírito cedeu lugar à "crítica histórica", tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Passou-se a supor que a Bíblia era uma coleção de sentimentos religiosos, compostos por autores humanos, completamente  separados e isentos da inspiração de Deus. Se havia um poder tal como o Ser supremo, deveria tratar-se de uma força impessoal que permeia o Universo (perspectiva panteísta) ou que então estaria tão longe do homem a ponto de ser considerado totalmente outro e, como tal, inteiramente incogniscível (a alternativa de Kierkegaard). No máximo, as Escrituras poderiam oferecer apenas um tipo de testemunho que não se poderia comprovar e apontariam para a Palavra viva de Deus. Mas essa realidade jamais poderia ser adequadamente captada ou formulada como verdade proposicional.
Na primeira metade do século XX, traçaram-se com clareza as linhas que separavam os evangélicos ortodoxos dos que se opunham à inerrância escriturística. Os teólogos da crise (cujas perspectivas a respeito da revelação encontravam raízes em Kierkegaard) e os liberais, ou modernistas (que subordinavam a autoridade das Escrituras à autoridade da razão humana e da ciência moderna), rejeitaram de modo completo a doutrina da inerrância bíblica. Todos quantos se considerassem evangélicos, quer se intitulassem a si mesmos "fundamentalistas", quer não, cerraram fileiras para insistir que o AT e o NT, como nos foram dados originariamente, estavam isentos de erro de qualquer tipo.

Entretanto, na segunda metade do século passado, surgiu uma nova escola, a dos "revisionistas", que ficou em preeminência, a qual assume uma postura de desafio frente à inerrância bíblica e, ao mesmo tempo, proclama ser verdadeira e integralmente evangélica. A crescente popularidade dessa posição resultou no abandono, por parte de grande número de seminários, antes evangélicos tradicionais, da posição histórica a respeito da inerrância da Bíblia, a qual até então mantinham — e isso até mesmo nos EUA. Harold Lindsell documentou essa tendência em sua obra Battle for the Bible [Batalha pela Bíblia] (Grand Rapids, Zondervan, 1976), dizendo que praticamente todos os centros de treinamento teológico que aceitaram (ou pelo menos toleraram, julgando permissível) esse conceito modificado sobre a autoridade bíblica apresentam o padrão característico de erosão doutrinária. Parecem-se com navios que se soltaram dos ancoradouros e vagarosamente passaram a boiar sem direção no mar. Sempre há, todavia, o período de transição, durante o qual esses seminários que se apartam da ortodoxia afirmam categoricamente — de modo especial à junta diretora da denominação e perante a igreja toda, da qual dependem quanto ao apoio financeiro — que ainda são completamente evangélicos na teologia e abraçam as doutrinas cardeais do cristianismo histórico. Eles apenas mudaram-se para o terreno mais firme, no qual poderão defender a verdade das Escrituras. Assim se expressou um dos defensores dessa posição: "Acredito que a Bíblia não contém erros, mas recuso-me a permitir que alguém de fora defina o que isso significa, obrigando-me a
recorrer a extremos ridículos para defender minha fé".1 Os adeptos dessa posição invariavelmente argumentam que só eles, e mais ninguém, são advogados honestos, dignos de confiança, defensores da autoridade escriturística, visto que os "fenômenos das Escrituras" incluem erros demonstráveis (em questões de história e ciência, pelo menos), de modo que não se pode sustentar a inerrância integral e ainda manter a integridade intelectual. Os dados da evidência simplesmente não permitem a defesa bem-sucedida da posição cristã histórica das Escrituras. Até mesmo os originais em
hebraico, aramaico e grego, disso podemos ter certeza, contêm erros factuais (exceto, talvez, em questões de doutrina). Ao dar resposta a essa declaração, cabe aos evangélicos coerentes mostrar duas
coisas:

1) a autoridade infalível das Escrituras seria objetivo logicamente inatingível 
se os manuscritos originais contivessem quaisquer tipos de erro;

2) nenhuma 
acusação específica de falsidade ou erro pode ser acolhida e comprovada com sucesso, à luz de todos os dados pertinentes. Por essa razão, o recurso aos fenômenos das Escrituras não nos leva à demonstração de sua falibilidade, mas, ao contrário, confirma ainda mais a inspiração divina e a origem sobrenatural da Bíblia. Por outras palavras, devemos demonstrar primeiro que qualquer alternativa que negue a
infalibilidade, a ausência de erro na Bíblia, de modo nenhum constitui opção viável, visto que não conseguiria ser comprovada sem cair em contradições lógicas. Em segundo lugar, devemos demonstrar que todas as acusações ou provas de erro nos manuscritos originais das Escrituras carecem de fundamento quando examinadas à luz das regras da evidência.

1 William S. LaSor, em Theology news and notes [Notícias e notas sobre teologia], p.26 da edição especial de 1976, intitulada Life under tension — Fuller Theological Seminary and The battle for the Bible [Vida sob tensão — o Fuller Theological Seminary e a obra The battle for the Bible].

Enciclopédia de Temas Bíblicos, Gleason Archer, Editora Mundo Cristão

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails