sábado, 24 de fevereiro de 2018

Seres humanos podem tornar-se deuses? (refutando as heresias dos mórmons)




SALMO 82.6 – ESTE VERSÍCULO INDICA QUE OS SERES HUMANOS PODEM TORNAR-SE DEUSES?
  • Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
Os mórmons e os adeptos do Movimento Nova Era acreditam que esse verso dá suporte à ideia de que os seres humanos podem se tornar deuses.
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Não existe qualquer evidência nesse verso que dê suporte à crença politeísta mórmon de que homens serão deuses, nem do MNE, que afirma que todos os seres humanos são deuses. Diferentemente do termo utilizado para Senhor (Yahweh) que sempre significa Deus, o termo utilizado para “deuses” (elohim) pode ser utilizado para Deus (Gn. 1.1), para anjos (SI. 8.4-6; Hb. 2.7), ou para seres humanos (como nesta passagem).
Esse salmo tem como foco um grupo de juízes israelitas, que pelo fato de tomarem decisões de vida ou morte sobre o povo, eram livremente chamados de “deuses”. Mas tais juízes se tornaram corruptos e eram injustos. Então Asafe, o autor deste salmo, disse que, mesmo sendo esses juízes popularmente chamados de deuses, morreriam como homens que realmente eram (v.7). Asafe provavelmente falava com ironia, quando chamou esses juízes malignos de “deuses”. Se assim foi, então não existe qualquer justificativa para chamá-los de “deuses” em qualquer sentido sério. Seja qual for o caso, a reivindicação politeísta não se justifica, uma vez que tal verso é expresso no contexto do judaísmo monoteísta, no qual é uma blasfêmia qualquer ser humano comum ser chamado de Deus no sentido divino.
Além disso, em Isaías 44.8 o próprio Deus pergunta: “Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça”. Do mesmo modo, Isaías 43.10 retrata Deus dizendo: “Antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá”. Está claro que seres humanos não podem se tornar deuses.
Em Jo. 10.35, Jesus repetiu o versículo 6 deste Salmo diante de seus acusadores com dois objetivos: 1) Demonstrar-lhes que não entendiam suas próprias escrituras, por isso não estavam em condições de condená-Lo ao afirmar que era Deus; 2) Demonstrar-lhes as profundezas e o horror de sua rebelião. Ser chamadado de deuses é algo terrível. É ser identificado com os demônios, que se rebelaram contra Deus e se esforçam para reinar em seu lugar.
————————–
Fonte: Resposta Às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 2000 – Texto compilado e adaptado pelo Pr. Edison Miranda da Silva. Bíblia Apologética, ICP, 2000.

Fonte: http://www.cacp.org.br/seres-humanos-podem-tornar-se-deuses/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails